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Fórum E-commerce Brasil 2022
Nossa contribuição:
Apresentação
O maior evento de e-commerce da América Latina e o terceiro do mundo, o Fórum E-commerce Brasil, tem como missão difundir o desenvolvimento do setor no país, apresentando conteúdos e tendências de mercado por meio de workshops, palestras, exposições e rodadas de negócios.
Após 2 anos de pandemia, a edição de 2022 prometia um retorno triunfal. Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil contou a sua expectativa antes do evento: “após dois anos de pandemia, essa edição será um marco histórico, pois será o maior evento já realizado e ocorrerá de maneira totalmente presencial, em um espaço mais amplo. Também teremos uma grade de programação com speakers altamente qualificados que abordarão o que há de mais inovador e disruptivo para o setor varejista e participantes de pelo menos 30 países e profissionais de todos os ramos, desde varejo até a indústria”.
Números Fórum E-commerce Brasil 2022
+15.000 participantes
+ 7.400 empresas
+30 países países envolvidos
+20 Áreas de conteúdo
+200 Palestrantes
+220 Expositores
+300MM de reais em negócios
+150.000 conexões geradas
Principais Expositores:
- Bradford Shellhammer, Chief Product Officer Reverbna Etsy
- Celia Goldstein, General Manager da Amazon Advertising Brazil
- Marcelo Zimet, CEO da L´Óreal
- Danielle Crahim, Industry Lead – Performance no TikTok
- Konrad Dantas, CEO, Creator da Kondzilla
Objetivos
Um evento deste porte contou com a Yazo para contribuir para que a experiência do participante fosse a mais impactante positivamente. Com o time de desenvolvimento da Yazo e o time e-commerce, desenvolvemos um aplicativo e elaboramos estratégias de gamificar o evento.
Desafios
A 13ª edição do Fórum E-commerce Brasil foi um evento gigante e quanto maior é o evento, maiores são os desafios. Pela primeira vez, o evento contou com todo o complexo da Transamerica Expo Center, localizada em São Paulo, são cerca de 100 mil m² de área construída e 40 mil m² de área disponível para locação.
Os mais de 15 mil participantes vão ao Fórum E-commerce Brasil à procura de experiência fazendo networking e adquirindo mais conhecimento para suas carreiras e negócios. E o evento não deixou a desejar: eram mais de 20 áreas simultâneas com conteúdos desde gestão e operações até tecnologia e inovação, e grandes nome como Celia Goldstein da Amazon Advertising Brazil e Marcelo Zimet, CEO da L’Óreal. Além das experiências gastronômicas durante o evento com serviços de café, almoço e coquetel nos 2 dias de evento, espaços para reuniões, feira de negócios e show de encerramento.
Já as 220 empresas expositoras vão ao Fórum E-commerce Brasil à procura de geração de negócios, fortalecimento dos seus relacionamentos e aumentar a visibilidade da sua marca. Mas como a tecnologia poderia abrir portas para que cada um desses objetivos fossem conquistados com sucesso? Como entregar mais experiência, facilitar o acesso aos conteúdos às 20 áreas que haviam no evento e, ainda, proporcionar mais resultados às empresas presentes?
Público Alvo
Líderes e gestores.
Solução
Credenciamento mais fluido
O Fórum E-commerce Brasil contou com o autocredenciamento que facilitou demais a entrada do público na Transamerica Expo Center. E a Yazo desenvolveu um aplicativo completo com coletor de lead para o evento que contava com uma integração desde a parte de credenciamento até as informações do site, incluindo programação, listagens dos participantes e patrocinadores. Então, logo na entrada no evento, cada participante poderia encontrar uma máquina de credenciamento e escanear o seu próprio QR Code que ficava disponível dentro do aplicativo.
O aplicativo é o guia de bolso do participante
O aplicativo funcionou como o canal oficial de comunicação do evento, onde o público encontrava todas as informações necessárias para viver o Fórum E-commerce Brasil de forma mais fluida possível, desde o mapa do evento até a programação, palestrantes e patrocinadores, propriamente ditos. Mas não para por aí, através da ferramenta, os participantes tiveram uma experiência personalizada, conseguindo montar a sua própria lista de favoritos com as programações que tinham maior interesse. Afinal, eram 20 áreas de conteúdos, onde aconteciam palestras nacionais e internacionais, workshops e painéis que aconteciam simultaneamente.
O app também foi a rede social do evento, onde pessoas e empresas compartilhavam, por meio de fotos, vídeos e textos, a sua experiência no evento. Um ambiente rico para o networking acontecer, em que cada usuário conseguia usar o seu perfil como cartão de visitas, adicionar outros usuários e trocar mensagens pelo chat.
Um game que gera resultados
O Fórum E-commerce Brasil também contou com a nossa estratégia de tornar o evento em um grande game: desafiamos os participantes e, a medida que eles interagiam, visitaram os estandes, favoritaram suas palestras de interesse ou os patrocinadores que eles queriam se conectar e fazer negócios, eles acumularam pontos que os posicionaram em um ranking e os primeiros colocados no ranking receberam um reconhecimento e recompensa.
Cada expositor também recebia um QR Code para disponibilizar no seu estande que, a cada leitura feita pelo app, recompensava o usuário com pontos para subir no ranking e, para o expositor, era realizada a captura do lead do usuário. Isso proporcionou muito mais engajamento dos participantes, mais possibilidade de relacionamento com as empresas e muito mais volume de leads coletados durante o Fórum E-commerce Brasil.
Conclusão
A 13ª edição do Fórum E-commerce Brasil foi um sucesso, os números alcançados com o aplicativo reafirmam como a tecnologia é capaz de potencializar o alcance dos objetivos de cada um que participa do evento, foram:
- + de 92.400 leads coletados
- + de 83.900 programações favoritadas
- Quase 83 mil favoritadas nos patrocinadores
O CEO da Bis2Bis, Galleger Ilhe, participa há anos do Fórum E-commerce Brasil e contou como foi diferencial dessa edição com a experiência com o aplicativo da Yazo: “Eu gostaria de parabenizar o Fórum E-commerce Brasil por ter tomado a iniciativa de contratar o app da Yazo. Para nós aqui da Bis2Bis, é fantástico poder contar com toda essa evolução e perceber que já estamos aqui há mais de cinco anos participando do evento, entender o quanto ainda existe espaço para inovar, espaço para que as coisas fluam de forma mais eficiente”.
Para os participantes não foi diferente, o app abriu portas para o networking e para elevar a experiência do público que pôde percorrer todo o complexo da Transamerica Expo Center com mais facilidade: “A Yazo ajudou, de modo geral, a entender primeiro o mapa do evento, porque [o evento] é muito grande. E foi muito útil colocar na minha agenda as palestras e mapear os parceiros que eu queria visitar”, conta um dos participantes.
Ramon Piekarksi da Sulink também fala sobre a troca de conexões que conseguiu realizar com a ajuda do aplicativo: “Eu pude visualizar todos os expositores que estavam aqui dentro, favoritar aquele que eu estava precisando, aquele que faz interesse para o meu negócio. Assim como me conectar com as pessoas, os congressistas que estavam aqui no evento, para que eu pudesse, depois, entrar em contato com eles, pegar telefone, e-mail, para algo que faz sentido no meu negócio”.
Pedro Novais da My System Labs também expressou: “Eu consegui ver quais expositores estavam aqui, então eu consegui fazer mais de dez reuniões presenciais, coisa que eu não conseguiria em um ano. Antes para a gente chegar no CIO de uma empresa era muito complicado. Hoje a gente tem todos aqui no aplicativo. Então é muito fácil mandar uma mensagem, agendar uma call, então oferecer alguma proposta para alguma pessoa que está no sistema que a gente quer alcançar também. Isso pra mim foi um diferencial enorme.”
Dados do evento
- + de 92.400 leads coletados
- + de 83.900 programações favoritadas
- 83 mil favoritadas nos patrocinadores