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CASE 2023

Apresentação

A edição 2022 do maior encontro de startups e empreendedorismo da América Latina, CASE, aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, fechando o ano com chave de ouro e preparando o setor para 2023 com as principais tendências do ecossistema. Foram mais de 50 palestrantes, 186 estandes entre startups e grandes players e mais de 10 mil participantes que fizeram parte deste reencontro: 

 

“Depois de 2 anos sem encontros presenciais, o CASE 2022 foi um marco para o ecossistema, reunindo presencialmente os principais atores do ambiente de empreendedorismo tecnológico e de startups do país. Já estávamos com saudade dessa plataforma de conexões e geração de negócios que já se firma como principal evento do gênero na América Latina”, conta Felipe Matos, até então, presidente da Abstartups.

 

Sabemos o poder que um evento tem para os negócios, ele oferece um ambiente propício para a geração de oportunidades e para aumentar a visibilidade de marca. A Yazo, como a maior startup de aplicativos para eventos corporativos da América Latina, usa a tecnologia como meio para potencializar isso que, naturalmente, os eventos oferecem. E, por meio do desenvolvimento de um aplicativo, as empresas expositoras no CASE 2022, saíram do evento com muito mais resultados em mãos.

 

Números CASE (de todas as edições)

  • 50 mil participantes
  • de 10 mil startups expositoras
  • de 3000 palestrantes

Objetivos

O CASE proporciona diversas oportunidades para as empresas se conectarem com seus clientes, parceiros, investidores e outros profissionais que passam pelo evento. Quando as empresas participam da feira de negócios para expor a sua marca, a dor é sempre a mesma: como ganhar a atenção do público em um evento tão grande? Afinal são 15 mil m² de evento. 

 

E é muito comum, qualquer um que vai a eventos como esses, se deparar com atrações dentro dos estandes – como roletas de prêmios, máquinas de fotos e degustação de comidas – mas, na maioria das vezes, as marcas acabam ficando refém da sorte, esperando que o público chegue organicamente ao seu estande ou, no máximo, aqueles que já conhecem a marca e acompanham as suas redes sociais, vão ao estande porque ficaram sabendo pelos seus stories no evento.

Desafios

O público se dispersa entre as tantas redes de comunicação – Whatsapp, Instagram, Tiktok e Twitter – dependem dos canais oficiais do evento para saber das atrações que estão acontecendo durante o CASE. O mundo ideal seria concentrar a comunicação em um único ambiente, onde pessoas e marcas conseguissem conquistar visibilidade de forma mais livre.


Outra questão que as empresas enfrentam é com a coleta de leads. Acostumados a anotar o Whatsapp do seu potencial cliente ou a fazerem a coleta com os coletores convencionais, acabam perdendo conteúdos valiosos sobre a conversa que tiveram com ele no estande ou perdem até a oportunidade ao esperar o relatório de leads chegar até a sua mesa no escritório para trabalhar o relacionamento no pós-evento. O lead que estava quente, pode tornar-se até frio depois deste tempo de espera, dificultando o relacionamento com ele.

Público Alvo

Startups, investidores, aceleradoras e outros representantes do ecossistema empreendedor do Brasil.

Palestrantes

Solução

O aplicativo completo para o CASE 2022 foi a solução que atacou diretamente as dores dos expositores. Desenvolvemos a ferramenta para ser o principal canal de comunicação do evento, onde reuniria todo o conteúdo produzido, seja por participante, patrocinador ou pela própria organização. O app oferecia uma timeline aberta ao público para postagens de fotos, vídeos e textos, onde eles mesmos poderiam criar o seu próprio conteúdo e as empresas ganharem espaço para chamar a atenção dos participantes. 

 

Além disso, os expositores ainda tiveram um espaço para montar o seu estande virtual adicionando banners, imagens dos seus produtos e serviços, descrições, vídeo demonstrando a sua solução, redes sociais e links externos direcionando para o seu site, por exemplo. E o público conseguia marcar as empresas que despertaram maior interesse para montar a sua própria lista de favoritos.

 

O app também contou com coletor de leads que funcionou de duas maneiras:

  1. Coletor automatizado: vamos imaginar que a empresa expositora montou estrategicamente o seu estande, postou a foto do time na timeline do app ou simplesmente, disponibilizou o QR Code do seu perfil no app no seu estande na feira de negócios. A partir do momento que qualquer um dessas ações chama a atenção do participante e ele interage com eles, seja marcando o estande virtual como favorito, curtindo a postagem ou escaneando o QR Code, automaticamente, o lead dele é coletado. Simples e fácil assim ele garante um volume alto de leads coletados!

 

  1. Coletor manual: as empresas expositoras tinham um botão exclusivo na sua conta no aplicativo que era o coletor de leads. Imagina que um participante parou no estande da sua empresa por curiosidade, rolou um papo super massa e uma sinergia entre vocês para um possível negócio. Agora é só acessar esse botão no aplicativo e fazer a leitura do crachá do participante. Você ainda consegue classificar a temperatura do lead de acordo com a sua percepção se ele é um lead mais quente ou mais frio e adicionar uma observação importante que vai fazer a diferença para um segundo contato nesse relacionamento ou até para o time de vendas que vai trabalhar esse lead e melhorar a sua abordagem. 

 

E o melhor de tudo, se consegue conferir o andamento de toda essa coleta de leads a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

No CASE 2022 ainda usamos a estratégia de gamificação, incentivando que eles busquem por mais interações e mais pontos com a promessa de serem recompensados ao final do evento. 

Resultados

Uma boa estratégia ligada a uma boa ferramenta gera resultados surpreendentes: foram mais de 60 mil leads coletados pelos expositores, mais de 11 mil trocas de contatos feitas dentro do aplicativo e mais quase 980 mil interações realizadas. Além dos participantes saírem do evento com uma experiência marcante, as empresas também voltaram para seus escritórios com mais resultados para trabalharem no pós-evento.

 

E tivemos a oportunidade de ouvir direto dos expositores como o aplicativo fez diferença para as ações de marketing das suas empresas:

 

“Como patrocinador, é muito interessante a interação com o público, tanto no stand como também em relação a bipar os leads. Do ponto de vista de marketing, isso é muito importante para que a gente consiga, posteriormente, entrar em contato com potenciais clientes. De maneira geral, recomendo muito e acredito que é um grande diferencial para qualquer evento” Maicon, Ifood Benefícios.

 

Facilitou muito a nossa vida, principalmente para quem é do comercial que precisa pegar contatos de todo mundo. A parte do QR Code foi fenomenal, principalmente porque o evento estava ” Gabriel, Salesforce.

 

Uma coisa que eu gosto muito da Yazo é o fato de utilizarem gamificação para que a gente possa estar incentivado a ir em diversos estandes. Então, a partir dos momentos que a gente vai pontuando, eu vou tendo aquela vontade de ‘nossa, quero ir em mais estandes para poder pontuar, ganhar brindes e conhecer novas pessoas’. Foi uma experiência maravilhosa!” Rafael, Cubo Itaú

 

Gabriela Mocuta, até a época, head de eventos na Abstartups, também compartilhou com a gente como foi essa parceria com a Yazo: “O aplicativo é uma parte muito importante dentro do evento, onde a gente consegue ter agenda, ter toda a interação com o público, o mapa do evento, quizzes e tudo mais. Está bombando o aplicativo, a galera está elogiando muito e é muito bom, porque todos os patrocinadores estão elogiando demais a conexão, a captação de leads e tudo que o aplicativo fornece. É bem importante porque o evento é focado em tecnologia, então é muito bom ter o time da Yazo com a gente. A gente sempre tem aqui no estande pessoas sempre ajudando todos os participantes e isso faz toda a diferença. Então queria muito agradecer ao time e espero que, ano que vem, estejamos juntos mais uma vez”.

Dados do evento

+ de 60 mil leads coletados
+ de 11 mil trocas de contatos
Quase 980 mil interações realizadas