Yazo.app

Yazo.leads

Startup Summit 2022

Apresentação

Startup Summit, reunindo todo o ecossistema de inovação do país, se tornou o maior evento de empreendedorismo e  inovação do Brasil. Para Alexandre de Souza, gestor de projetos no Sebrae Santa Catarina, a organizadora do evento, o “empreendedor ajuda empreendedor” e por esse motivo, o Startup Summit tem como objetivo fomentar novos empreendimentos, impulsionar negócios e difundir o empreendedorismo não somente no estado mas em todo o Brasil.

 

O networking e a troca de experiência, então, são pontos fortes que fazem a diferença no Startup Summit. E a visão para a edição 2022 era ser a maior de todas as edições até então, que impactaria as mais de 30 mil pessoas que participaram entre o formato online e presencial, marcando um recorde de público no evento e o que significou um ambiente rico para o networking acontecer.

 

Números HR4results 2022

  • 30 mil pessoas
  • 8 palcos
  • 100 palestrantes
  • 170 expositores
  • 14 trilhas de conteúdos simultâneos

Principais Expositores:

  • Camila Farani, apresentadora do Shark Tank Brasil e fundadora da G2 Capital
  • Gabriela Prioli, apresentadora da CNN
  • João Del Vale, CEO da Ebanx
  • Robson Privado, cofundador da Madeira Madeira
  • Lisiane Lemos, gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google

Objetivos

Somos Yazo, a maior startup de aplicativos para eventos da América Latina, e o nosso propósito sempre esteve ligado à conectar experiências, acreditamos nos eventos e na tecnologia como elementos facilitadores para que essa conexão aconteça de forma intensa. Por meio deles que a mágica acontece: os relacionamentos, seja entre pessoas ou empresas, são fortalecidos de maneira rápida e eficiente. Acreditamos na transformação que a tecnologia é capaz de fazer na experiência do participante desde antes do evento. E é por isso que grandes empresas de todo o país, como o Sebrae, procuram bons aplicativos para fazer a diferença no seu evento.

Desafios

“O desafio não é um obstáculo: é aquilo que nos impulsiona”

 

Um dos principais eventos de startups no Brasil foi em formato híbrido e o desafio em conectar os dois públicos era nítido: como fazer o networking acontecer, se grande parte do público estaria fora da cidade de Florianópolis, acompanhando o Startup Summit de forma online? 

 

Além dos participantes, investidores e empreendedores, o evento também reuniu 112 startups nos 2 dias de evento. Seria necessário preparar um terreno fértil para a geração de conexões entre participantes e empresas, um fio que conecta toda a galera do ecossistema brasileiro. 

 

Também com um ambiente rico em conteúdo, que contaria com 90 palestrantes nacionais e internacionais, outro desafio a ser enfrentado era a guerra de conquistar a atenção das pessoas, já que são diversas distrações que podem roubar a cena, principalmente, quando falamos dos nossos celulares – afinal, hoje, é difícil encontrar quem não tenha um aparelho próprio, só falando do Brasil, temos mais dispositivos do que habitantes em território nacional.

Público Alvo

Startups, investidores e grandes nomes do ecossistema.

Solução

“Se não pode com eles junte-se a eles”

 

Se o celular é um dos maiores concorrentes que rouba a atenção do público, por que não usar esse aparelho que todo mundo carrega consigo a nosso favor? Por meio do desenvolvimento de um aplicativo, reunimos todo o conteúdo do Startup Summit, como programação, palestrantes e startups expositoras.

 

Além disso, o app também contava com uma timeline para postagens de conteúdo, permitindo um ambiente para o público compartilhar a sua experiência no evento, as startups ganharem visibilidade e para o Sebrae concentrar toda a sua comunicação para possíveis avisos e para apresentar as inúmeras atividades que aconteciam no Startup Summit.

 

O app, então, proporcionou que os participantes onlines pudessem vivenciar um pouco do evento presencial mesmo de longe. Afinal, se você quisesse ficar por dentro de tudo o que estava rolando no evento, além dos conteúdos das plenárias, você poderia acompanhar vivências reais por meio das fotos e vídeos dos usuários pela timeline. Sem falar da troca de contatos que era feita dentro do aplicativo, visitando o perfil de outros usuários, adicionando na sua rede de contatos e mandando mensagens pelo chat. É o networking e o entretenimento puro.

 

A ferramenta também contava com notificações pushes que avisavam os usuários sobre as palestras, atrações e ativações das startups na feira de negócios. No momento em que a atenção do participante fugisse para o celular, as notificações do app eram capazes de “puxar ele de volta” para o evento.

 

A gamificação é, até hoje, um dos maiores diferenciais do aplicativo da Yazo: a tecnologia faz com que os participantes se divirtam usando a plataforma, o que aumenta o engajamento, e ainda, ajuda na captura de leads. Cada startup recebia um QR Code que, para eles, servia como coletor de lead e, para o participante, servia como pontos na gamificação. Ou seja, no momento que o participante era desafiado a escanear os QR Codes distribuídos na feira de negócios, ele acumulava pontos para trocar por recompensas no final do evento e a startup coletava o lead do usuário por meio dessa leitura.

 

Transformar o evento em um game intensificou o engajamento do público e aumentou, significativamente, o volume de leads coletados. Existiam também outras formas que as pessoas conseguiam pontuar como interações na timeline e troca de contatos com outros usuários.

Conclusão

Acreditamos no poder da conexão de experiências e, mais ainda, no ambiente fértil que os eventos proporcionam para essas conexões acontecerem. Ele é capaz de unir diferentes vivências de pessoas e empresas, e, quando há esse encontro, há também a troca e o desenvolvimento de conhecimentos e aprendizados. E, aliado à tecnologia, esses resultados são ainda maiores!  

 

O aplicativo do Startup Summit 2022 não veio para brincadeira, alcançamos números altos apresentando o engajamento do público e ótimos resultados para as startups durante o evento.


  • Foram 12.636 leituras de QR Codes feitas
  • Quase 69.500 leads coletados durante o evento
  • Mais de 1M de interações dentro do aplicativo

 

Alexandre fala sobre o app: “a gente viu que tinha tudo a ver com o que a gente queria para o Startup Summit. Ter uma plataforma que não fosse só um aplicativo, mas sim gerar conexões, a gamificação, ter o esquema para os patrocinadores capturar os leads. Então todas essas funcionalidades que o aplicativo da Yazo tinha, caíram como uma luva para a nossa estratégia para o evento esse ano. Então foi perfeito, foi um match perfeito, vamos dizer assim”. 

 

As startups expositoras também aproveitaram a ferramenta para a geração de negócios por meio da captura de leads, Rafael Pérez  da IEBT conta “então acaba que no evento que a gente tem quase 5 mil pessoas, ajuda a gente a ser um pouquinho a boca de funil ali pelo app para chegar aqui no estande, a gente conseguir ser mais assertivo nas conexões que a gente faz”.


Henrique Blanck também comenta que a LAB365 aproveitou a timeline do aplicativo para chamar os participantes para visitarem a startup na feira de negócios “o aplicativo foi fundamental para atrair o público para o estande, principalmente para os conteúdos, para as palestras que a gente está rodando.

Dados do evento

  • 12.636 leituras de QR Codes feitas
  • 69.500 leads coletados durante o evento
  • + de 1M de interações dentro do aplicativo