Yazo.app
Bienal do Livro SP 2022
Nossa contribuição:
Apresentação
A RX é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do mundo e, em 2022, realizou em São Paulo a maior Bienal de todos os tempos e de todos os estados, reunindo um público de 660 mil participantes nos 65 mil m² de feira.
Em entrevista para a CNN Brasil, Heloíza Daou, diretora de Marketing da Editora Intrínseca, conta sobre a importância dessa edição: “Essa foi uma Bienal para entrar na história. Tivemos o melhor faturamento desde quando começamos a participar da Bienal do Livro”, foi registrado uma média de 9 livros vendidos por minuto pela editora, que totalizou 58 mil obras vendidas no evento.
Números Bienal do Livro de SP 2022
9 dias de evento
- 65 mil m² de feira
- 660 mil participantes
- 3 milhões de livros vendidos
- 300 autores nacionais e 30 internacionais
- 182 expositores
- 9 espaços culturais
Principais Expositores:
- Xuxa Meneghel, apresentadora
- Jenna Evans Welch, Best-seller
- Valter Hugo Mãe, autor
- Afonso Cruz, autor
- Nathália Acuri, especialista em finanças
- Lazaro Ramos, ator e apresentador
Objetivos
Foram cerca de 3 milhões de livros vendidos no maior evento literário da América Latina, um aumento de 40% em relação à última edição, realizada em 2018. E, uma das iniciativas foi contar com as ferramentas digitais da Yazo, startup especializada em conectar experiências por meio da tecnologia.
Com um aplicativo completo e coletor de leads, a Bienal das Bienais conseguiu facilitar o fluxo dos participantes no evento e aproximar as editoras dos leitores, dar voz aos expositores e aumentar a sua visibilidade para o seu negócio. O sucesso do app foi tanto que conquistou a 7ª posição no ranking de redes sociais na App Store.
Desafios
A 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com diversas atividades culturais e infantis, como o espaço “Cozinhando com palavras” que abordou palestras, demonstrações culinárias e degustações conectando a gastronomia brasileira com a literatura; e o espaço infantil com 28 atividades educativas que deram voz às crianças, foram diversas oficinas e narrações de histórias envolvendo toda a família.
Autores renomados e celebridades como Xuxa Meneghel e Mauricio de Souza também marcaram presença no evento, atraindo o público para a edição que marcaria o retorno da Bienal depois de um hiato de 4 anos ocasionada pela pandemia da Covid-19. Além disso, o evento contou com lançamentos de livros e com a presença dos 182 expositores presentes, entre livrarias e editoras, espalhados pelos 65 mil m² do Expo Center Norte em São Paulo.
Um evento desse porte traz grandes desafios, tanto para a logística da participação do público em encontrar o local certo das programações de interesse, quanto para os expositores, em meio a tantas atrações, ganhar destaque e conquistar a atenção dos visitantes e potenciais compradores.
Público Alvo
Colaboradores da Yazo.
Solução
Desenvolvemos um aplicativo exclusivo para a Bienal do Livro de São Paulo que funcionou como um guia de bolso para os participantes:
- Toda a programação na palma de suas mãos: por meio do app, o público teve acesso a todas as atrações em um só lugar, acessando direto do seu próprio celular e com a opção de favoritar seus maiores interesses no evento;
- Mapa do evento: com 65 mil m² de Bienal é fácil de se perder, por isso, o mapa dentro do aplicativo, além de centralizar todas as informações da Bienal em um único ambiente, também otimiza o seu tempo para poder aproveitar ao máximo da experiência ao proporcionar maior acessibilidade;
- Timeline para postagens: o app foi a rede social do evento, por meio dele, o público teve a oportunidade de criar conteúdo postando fotos e vídeos de como estava sendo a sua experiência e ainda conferir as postagens dos expositores, as novidades em seus estandes e um pouco sobre a marca deles.
Além da timeline, os expositores também possuíam um ambiente exclusivo para a divulgação da sua marca, um estande virtual. Nele, era adicionado descrições sobre os seus produtos, imagens e links direcionando para o seu site, por exemplo. Eles também tinham em mãos um coletor de leads automatizado, ou seja, a cada interação dos participantes com a sua marca, favoritando o seu estande virtual, por exemplo, o lead era, automaticamente, coletado e armazenado em um painel exclusivo para cada uma das empresas.
Conclusão
O sucesso do aplicativo foi tanto que alcançamos o 7º lugar no ranking de redes sociais na loja da Apple, a App Store. O público teve a oportunidade de encontrar a entrada do evento e as principais atividades da programação pelo mapa, de forma simples e facilitada, além de não perder nenhuma programação, já que ela era atualizada em tempo real pelo aplicativo, as atualizações chegavam de forma rápida em suas mãos.
De forma orgânica, o app aproximou os participantes das livrarias e editoras, estreitando o relacionamento e gerando mais oportunidades: foram totalizados quase 58.500 leads coletados e mais de 337 mil interações realizadas na ferramenta.
Tivemos a satisfação em receber feedbacks, como da Isabela Santiago da Companhia das Letrinhas, uma das expositoras, “Para a gente, sempre é muito importante estar próximo do leitor. Eu acho que esse aplicativo está cumprindo isso com 100% de eficiência” e da Giovanna Zago da Buzz Editora, “Tem sido uma experiência muito bacana, a gente tem capturado muitos leads, leads qualificados. O app é ótimo, intuitivo e de fácil acesso. Capturar lead de forma eficiente pra gente é uma benção, faltava essa forma de simplesmente passar o telefone, pelo próprio QR Code da credencial, a gente já ter ali o acesso ao lead, ao que ele gosta, ao que ele não gosta, das pesquisa que ele respondeu. Só no primeiro dia foram mais de 120 leads que favoritaram a gente como editora favorita”.
E o time Yazo fez uma força tarefa de visitar estande por estande dando suporte e garantindo que cada expositor, definitivamente, aproveitasse ao máximo a ferramenta para a geração de negócios. Um dos resultados desta dedicação da equipe em percorrer todo o espaço da Bienal foi com o Saberes no Pano, Mirtes de Souza, conta a diferença que o app fez para o resultado de suas vendas: “Quantas vezes a gente já participou da Bienal, a Ana [do time da Yazo] nos orientou e a gente bombou. Que legal a visibilidade que a gente tá tendo” e ela complementa falando sobre a usabilidade do app “Foi muito fácil, eu que já sou idosa, já sei mexer”.
Dados do evento
- + de 58.500 leads coletas
- + de 337 mil interações