Como o teatro vem até a sua casa sem nem precisar nenhum esforço, 100% digital

Algo semelhante acontece com a arte. O que nos é apresentado através do olhar do artista reverbera em nossas próprias experiências e nos permite viver várias outras vidas no tempo de uma só. Há de se argumentar que tomar parte em ambas atividades contribui para a saúde geral e a manutenção do bem estar das pessoas , por isso, o seguinte projeto mantém uma grande relevância, principalmente nos últimos dois anos.

Essa sensibilidade foi essencial para acolhermos o projeto proposto pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, a FUNARJ, que é responsável pela promoção da cultura e pela gestão direta de uma série de museus, teatros e centros culturais no estado: mesmo com os teatros fechados, a população precisa ter acesso à arte e à cultura, por isso o show tem que continuar!

Com esse objetivo, a FUNARJ idealizou um projeto de teatro online, no qual os espectadores poderiam adquirir um ingresso para uma ou mais peças teatrais e teriam uma janela de tempo para assistir até o acesso expirar. Outra necessidade que deveria ser atendida era a de divulgação de assuntos relacionados à fundação, como editais, outras peças, conteúdo institucional, etc.

evento Funarj em casa

Desafios

Uma obra de arte em cada casa

Os últimos anos têm sido difíceis para todos, principalmente para os setores que dependiam de uma audiência em um local físico, como é o caso dos teatros, museus e casas de shows. Entretanto, a instabilidade é terreno fértil para a inovação e a FUNARJ foi rápida ao identificar formas de manter as pessoas em contato com as obras de arte. Ao mesmo tempo, a Yazo passava por uma transição motivada pela mesma necessidade: sem a possibilidade de eventos presenciais, os organizadores precisavam pensar no que era essencial para executar um evento de qualidade.

O nascimento do produto Yazo.online – uma plataforma de transmissão para eventos online – e o projeto FUNARJ em casa – um teatro digital para levar a arte às pessoas em isolamento – foi um match perfeito. O desafio proposto era ter um sistema de ingressos em que as pessoas pudessem adquirir as peças que gostariam de assistir e elas teriam 48h para consumir o conteúdo. Isso ativaria o eficaz gatilho da escassez, que garantiria um número maior de participações durante a exibição da peça. Outro atrativo do teatro digital é que as pessoas poderiam assistir o conteúdo ao vivo com outros participantes e interagir uns com os outros por um chat, trocando experiências, parabenizando os artistas e os responsáveis, criando um sentimento maior de participação no espetáculo.

A sensação de estar em um teatro

Um grande desafio de trazer algo físico para o digital é manter a experiência imersiva. Podemos referenciar objetos do mundo real nos layouts, porém a usabilidade é um fator crucial para medir a experiência do participante. Uma plataforma que simula um palco, uma plateia, as cabines de venda dos ingressos, tem um apelo emocional muito grande, mas enfrenta obstáculos no plano digital. Dessa forma, uma plataforma que traduz essa simbologia enquanto implementa uma usabilidade fácil e intuitiva é a melhor forma de abordar um projeto desses.

Solução

O palco na sala de estar

Para criar a experiência do espetáculo, cada ingresso adquirido através da plataforma Sympla, vinha com um timer de 48h e o participante teria acesso ao evento comprado, com isso, as pessoas tinham um compromisso marcado com o espetáculo que queriam assistir, mas havia ainda uma flexibilidade na hora de assistir, acomodando as rotinas das pessoas que estavam se adaptando ao “novo normal”.

A plataforma é 100% integrada com a Sympla, a plataforma de ingressos de escolha da FUNARJ. Assim que uma venda era efetivada, o usuário já recebia um e-mail com instruções de acesso na plataforma, facilitando a integração de uma ferramenta já conhecida com a novidade da plataforma.

Suporte nível Yazo

Para que tanto a FUNARJ quanto os espectadores pudessem se sentir seguros no uso da plataforma, havia um canal direto com o time de atendimento da Yazo, que foi responsável por acompanhar a plataforma desde o início, dando atenção especial nos meados da transmissão de uma peça, garantindo que todos os que adquiriram os ingressos, pudessem aproveitar o espetáculo da melhor maneira possível

Resultados

Com quase 700 espectadores, as peças de teatro e espetáculos musicais foram muito bem recebidos pelo público, colecionando muitos elogios à produção e aos artistas e a validação que o projeto foi um sucesso.