Yazo nos eventos: baixe os app dos eventos que a Yazo está presente. Acesse

Como o maior evento de marketing no Nordeste conquistou o Brasil inteiro em sua edição híbrida com um app de engajamento e uma plataforma de transmissão
Usuários no app
+ 3000
Quizzes respondidos
+ 6000
Conexões feitas
+ 50 mil

A Yazo tem como objetivo conectar experiências. Os eventos são fenômenos inteiramente humanos, feitos por pessoas e para pessoas com uma grande vontade de se conectar e trocar experiência. Sendo assim, nos orgulhamos em compartilhar que mais um evento atingiu seu objetivo! Nossa parceria com a Trakto trouxe o maior evento de marketing do nordeste brasileiro com sucesso para o formato híbrido.

Com mais de 1 milhão de usuários, a startup Trakto – investida pela Bossa – oferece propostas comerciais, e-books, posts para redes sociais, links, cartões de visita além de uma equipe de desenvolvedores front-end e back-end pronta para estar oferecendo materiais de marketing digital e vendas.

O Trakto Mkt Show trouxe o que há de mais novo voltado ao marketing, desde palestrantes, investidores, mentores, influencers, estrategistas e pensadores, e junto da Yazo alcançou cerca de 3500 usuários presenciais nos três dias de evento, mais de 5.000 usuários cadastrados no aplicativo e plataforma de streaming, e alcançou espectadores espalhados por todo o Brasil. Um evento híbrido que soube engajar da melhor forma todos os usuários, estando eles online ou presencial.

Imagem de divulgação de evento no Facebook

Retomando em grande estilo

Os trabalhos na  esperança da volta dos eventos presenciais trouxeram inúmeros avanços necessários para o mercado de eventos corporativos. A aceitação em massa de eventos realizados em formatos híbridos e digitais foi uma das melhores surpresas para os profissionais da área. Com isso, a Trakto enxergou a possibilidade de expandir suas fronteiras e conquistar todo o Brasil com seu evento em formato híbrido, ou seja, parte presencial, parte digital. O desafio para nós era fazer com que os participantes que não puderam participar presencialmente se sentissem parte do evento como um todo, traduzindo a experiência de participar de um evento grandioso.

Para isso, era necessário que os participantes remotos conseguissem assistir aos conteúdos, visitassem os patrocinadores e fornecedores, e fizessem um networking valioso para seus negócios e empreendimentos. Tudo isso do conforto de suas casas ou da praticidade de seus escritórios.

Além disso, os usuários presenciais precisavam ter novas experiências que extrapolassem as proporcionadas pelo evento presencial. De alguma forma, os participantes deveriam sentir-se unidos aos que estavam remotamente. Uma sensação de presença social – agora em alta com as novidades do Metaverso do antigo Facebook.

Solução

Sendo assim, implementamos nossa plataforma de transmissão para servir de pavilhão para a porção online do evento e o aplicativo de engajamento para amarrar todas as pontas.

O aplicativo serviu como a segunda tela para os participantes, onde aconteciam muitas interações, gamificação, networking e mais importante, foi a rede social do evento, onde todos podiam compartilhar suas experiências, sejam remotas ou presenciais.

Com ele, tanto os participantes presenciais quanto remotos, puderam interagir em uma camada digital, respondendo quizzes, fazendo trocas de contatos e obtendo as informações necessárias para o evento. No total, mais de 195 mil trocas de contatos foram efetivadas, elevando o networking da galera para outro nível.

Também houve quase 8 mil respostas dos quizzes preparados pela organização, criando uma dinâmica de gamificação que engajou a audiência com o conteúdo de uma forma prática e memorável.

E para levar o conteúdo para todos os inscritos, implementamos a nossa plataforma Yazo.online para hospedar o evento e oferecer alternativas de interação. Pela plataforma, os usuários eram capazes de assistir os conteúdos disponíveis, interagir na sessão de comentários ao vivo e enviar perguntas para os palestrantes.

Resultados

O maior evento de marketing do Nordeste foi um exemplo de formato híbrido de sucesso. Mais de 4 mil participantes receberam mais de 40h de conteúdo, seja presencialmente ou virtualmente, facilitando para que pessoas do Brasil inteiro e de mais 2 países pudessem acompanhar.

40 palestrantes de renome passaram pelo evento, que contou com a presença de 3 parceiros expondo as suas soluções para o público, além de 11 patrocinadores e 12 apoiadores que confiaram no sucesso da Trakto.

Os espectadores virtuais atingiram 485 horas assistidas nas 1683 visualizações durante o evento, já os espectadores presenciais não perderam um segundo do evento, compartilhando a todo momento dentro do aplicativo, interagindo com outras pessoas, realizando quiz e tornando a experiência o mais agradável e confortável possível.

Amei esse evento, pq estou no interior de SP, parecia que estava presente o tempo todo. Obrigada

Comentários como, “estava com a panela no fogo na cozinha da empresa, e ouvindo a palestra no fone de ouvido.”, ou “O app ajudou muito! Já estive em eventos maiores que não tinham uma ferramenta como essa! TOP!!!”, são gratificantes, pois a intenção é realmente essa: trazer a melhor experiência para todos os usuários, inclusive para aquele usuário que não consegue se deslocar para tão próximo, permitindo que ele presencie o evento sem sair do conforto de casa!

Com uma comunicação rápida e fácil, a Trakto utilizou do aplicativo fornecido pela Yazo para promover o engajamento, comunicação e gamificação entre os usuários, além de anunciar o cronograma e fazer atualizações momentâneas a respeito do evento. Dessa forma, a experiência do usuário se tornou a melhor possível, contendo tudo sobre o evento na palma de sua mão, possibilitando o acesso em qualquer lugar.

O aplicativo foi um canal para que influenciadores tivessem contato direto com as pessoas que estavam no evento. Por exemplo, o Joel Jota fez uma ação com os participantes do evento, chamando-os para uma “rotina de entrada”, uma dinâmica que ele preparou para antes de sua palestra.

O resultado foi que quase 500 pessoas atenderam o chamado do Joel e se direcionaram à uma praia para ter o Banho de Contraste que o influenciador propôs.

Joel postou em suas redes sociais o impacto que essa ação causou entre os participantes, que voltaram para a casa com essa grande experiência na memória.

A plataforma de transmissão veio como aliada para completar a experiência híbrida, trazendo o evento para a tela do espectador, que correspondeu e utilizou da ferramenta para acompanhar e interagir com os palestrantes, reagindo com emojis e fazendo comentários, de maneira que a distância do virtual para o presencial é reduzida. 

Portanto, a Trakto demonstrou que, mesmo com a volta gradual dos eventos presenciais, o formato híbrido veio para agregar e tornar a experiência ainda mais interessante, beneficiando tanto os palestrantes quanto os espectadores, assim como os patrocinadores e outros envolvidos na realização do evento.