Hackathon
Hackathon Yazo 2023
Nossa contribuição:
Principais Expositores:
João Kepler, Bossa Invest
Gustavo Ishikawa, Sebrae PR
João Paulo, Sympla
Glauco Neves, ex-CTO mobLee
André Rodrigues, ex-CEO mobLee
Iolanda Viola, diretora no Viasoft Connect
Marjorye Cruz, Quinto Andar
Reinaldo Campos, Gerente de Projetos na Abrapp
Apresentação
Sobre a Yazo
Com mais de 2.500 aplicativos publicados, somos a maior startup de app para eventos da América Latina e, por meio da tecnologia e de um time comprometido com o sucesso dos nossos clientes, trazemos soluções para engajar o público, centralizar a comunicação e gerar mais oportunidades de negócios nos eventos.
Com soluções tecnológicas para eventos e comunidades, como aplicativos, coletores de leads e plataforma de transmissão, Coca-Cola, Ipiranga, TOTVS, VTEX, RD Summit, RX, Sebrae e XP são alguns clientes do nosso portfólio. No segundo semestre de 2022, concluímos a aquisição da marca e carteira de clientes da pioneira no setor, a mobLee. No mesmo semestre, também fomos uma das 65 startups, posicionada em 3º lugar, convidadas a participar do Web Summit em Portugal, um dos maiores eventos de inovação do mundo.
Neste ano, recebemos o reconhecimento da Exame, BTG Pactual e PWC Brasil como uma das 20 empresas que mais crescem no Brasil e fomos posicionados no anuário do Ranking Negócios em Expansão 2023.
Números Yazo
- 2500 apps publicados
- 2M leads gerados
- 5M participantes impactados
- 80M de interações realizadas dentro das ferramentas
- 5 jacarés no Prêmio Caio
Hackathon
Anualmente, realizamos um Hackathon como uma alternativa às convenções e forma de dar protagonismo ao nosso time no desenvolvimento de soluções de acordo com os objetivos da Yazo. A nossa primeira edição foi em 2020 e, este ano, foi a primeira vez que reunimos os 33 colaboradores presencialmente, já que contamos com pessoas das 5 regiões do Brasil.
A ligação da Yazo com o Hackathon vem do berço: a criação da startup foi impulsionada a partir do momento em que os, até então, futuros fundadores da Yazo, Eduardo Frezarin, Giovana Brianti, Guilherme Silva e Gustavo Borges, venceram o Hackathon 2017 promovido pelo Fórum Eventos em parceria com MPI Brazil (Meeting Professionals International) que levava como tema “Soluções para o futuro dos eventos”.
Em 2018, finalmente, nasce a Yazo e, em 2020, surge a ideia de promover um Hackathon interno com o objetivo de desafiar o time, por meio de uma competição, a desenvolver ideias inovadoras para aprimoramentos da startup, além de fortalecer a cultura da empresa, integrar o time que conta com colaboradores remotos e realizar um alinhamento anual e estratégico.
Hackathon 2023
Tema: Eficiência
Data: 10 a 12 de fevereiro de 2023
Local: Lago Igapó, Londrina (PR)
Objetivos
O que é um Hackathon?
O nome hackathon vem da junção de dois termos em inglês, o hack e o marathon. É uma maratona de desenvolvimento que reúne programadores, designers e outros profissionais para chegar em uma solução em um curto espaço de tempo para um problema determinado.
Imagina que você tem um problema na sua escola, na sua empresa ou em qualquer grupo que você faça parte que precisa ser resolvido de forma rápida e pode ser resolvido com tecnologia. Um hackathon pode ser a solução!
Neste tipo de evento os participantes também têm a oportunidade de conhecer outros profissionais da área, fazer networking, fortalecer o relacionamento com a sua equipe, e ainda, concorrer a prêmios.
Por que o Hackathon?
O que faz o Hackathon ter tanto sucesso é o senso de desafio que ele cria na comunidade e, no caso da Yazo, organizamos um Hackathon interno com objetivo de integrar todo o time e desenvolver soluções de acordo com um tema pré-definido. Os nossos colaboradores, então, são divididos em equipes multidisciplinares, combinando os times de atendimento, design, marketing, desenvolvimento e negócios, para chegarem em uma solução juntos.
Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, conta a proposta da edição deste ano: “Estamos trabalhando com foco no crescimento, tornar a Yazo cada vez mais eficiente, rentável e atrativa para talentos, investidores, parceiros e principalmente clientes”. A maratona também contou com clientes e parceiros, como VTEX, LinkedIn, Sympla, Quinto Andar e Viasoft, que auxiliaram as equipes durante os 3 dias atuando como mentores.
“Conectar experiências é o propósito da Yazo, no qual fundamentamos todas as nossas ações”, diz Frezarin e, ao integrar todo o time, o Hackathon é a oportunidade de conectar experiências dentro da própria startup, alcançando resultados de crescimento com o trabalho em conjunto e colocando em prática os valores que regem a rotina da Yazo.
Desafios
Desafios:
- No primeiro Hackathon presencial, como aproveitar para integrar o time e fazer a conexão entre ele acontecer de forma intensa?
- Como trazer eficiência para a Yazo?
- Como fortalecer a cultura da Yazo e potencializar a vivência dos valores: agilidade, comprometimento e colaboração?
Algumas matérias divulgadas para o Hackathon 2023:
CBN Londrina: https://cbnlondrina.com.br/materias/yazo-startup-londrinense-promove-4-edicao-de-hackathon-neste-final-de-semana
Folha de Londrina: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/yazo-realiza-4-edicao-de-hackathon-neste-fim-de-semana-3228503e.html?d=1
Público Alvo
Colaboradores da Yazo.
Solução
Casa de ferreiro, espeto de… ferro
Acreditamos no poder do aplicativo em um evento e em sua capacidade de conectar experiências de todo o encontro. Abraçamos a nossa própria solução e proporcionamos essa conexão incrível para o nosso time e a nossa estratégia de gamificação também não poderia ficar de fora: aguçamos o senso de competição e premiamos os colaboradores mais engajados no aplicativo.
Vivendo os valores na Veia: agilidade, colaboração e comprometimento
No Hackathon, somos desafiados a nos hackear, a fazer parte da mudança, nos colocamos à disposição para trazer melhorias para a Yazo. Vivemos intensamente os nossos valores, integrando aquipe, fortalecemos a nossa cultura empresarial em busca de soluções inovadoras em tão pouco tempo.
O ano da eficiência
Nos últimos 3 anos, passamos por um crescimento notável: aumentamos cerca de 400% do nosso faturamento. Mas no meio deste crescimento, nem sempre é possível que os processos acompanhem o ritmo acelerado. Por isso, em 2023, a nossa visão é pautada em trazer eficiência para a Yazo – conseguir mais resultados com menos esforço – e esse foi o tema que norteou a 4ª edição do Hackathon.
Para que todo o time possa efetivamente colaborar e se comprometer com esse ideal e eficiência, foi imprescindível adotar uma perspectiva que permitisse ampliar a nossa visão do todo. Para compreender cada processo que acontece dentro da Yazo e as dores de cada departamento, reunimos toda equipe em uma casa no Lago Igapó, um dos cartões postais londrinenses, onde passariam a conviver durante os próximos dias. Inicialmente, cada time que integra a Yazo apresentou seus processos e as suas principais dores e isso gerou muito mais conexão, empatia e diversidade na resolução de problemas.
Ainda no pré-evento, dividimos o time em 4 equipes multidisciplinares e lançamos o primeiro desafio: uma competição de canoagem no Lago Igapó. Exigindo que os participantes tivessem constância e ritmo sincronizado, o objetivo do desafio era que, desde já, se conectassem com as suas equipes e colaborassem juntos, como um time.
E, logo no primeiro dia, o desafio principal é lançado: no Hackathon 2023, cada equipe precisou projetar uma solução tecnológica dentro de 48 horas visando mais eficiência para a Yazo e apresentar em um pitch de 5 minutos para os jurados. Também disponibilizamos os líderes, grandes clientes e parceiros da Yazo para auxiliarem como mentores durante o desenvolvimento da solução.
Conclusão
As soluções apresentadas pelas equipes competidoras foram complementares umas às outras, desde o aprimoramento do processo dos times, como automatização e integração entre as plataformas utilizadas internamente, até melhorias na jornada do cliente, construindo uma esteira de processos: uma plataforma onde ele poderia consultar o progresso do seu projeto na Yazo e que concentraria todas as etapas, já que, até então, eram usadas diferentes plataformas para cada uma.
Por outro lado, a solução vencedora da maratona trouxe foco aos patrocinadores dos eventos que contratassem o nosso coletor de leads, o Yazo.leads, de forma que o seu uso fosse mais intuitivo, diminuíssem a necessidade de suporte, facilitasse os treinamentos do time e economizasse o seu tempo. Consequentemente, a experiência dos patrocinadores seria muito mais agradável.
Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, conta como foi o Hackathon 2023: “Eu vi muita coisa acontecendo aqui esses dias. Eu vi algumas pessoas que tinham muito medo do rio e que remaram no Lago Igapó. Eu vi algumas pessoas se superarem. Então o resultado desse Hackathon vai muito além dos projetos, o Hackathon é uma estratégia para esticar as pessoas, ampliar a sua visão, entender mais sobre o negócio e fazer diferença”.
Guilherme Silva, Diretor de design e marketing complementa: “Tá todo mundo tentando se hackear, até os líderes, até os sócios estão se hackeando. É uma experiência muito gratificante ver todo mundo se unindo para chegar em uma solução comum para um problema e ver o pessoal se encontrando pela primeira vez depois de muito tempo de conversas virtuais pelo Discord”.
As mais de 41 mil interações geradas dentro do app pelos 65 usuários, incluindo participantes e mentores, só confirmam essa grande integração e conexões que o Hackathon gerou para a Yazo. Giovana Brianti, líder de negócios, conta: “Os valores da Yazo foram vividos na prática! As nossas famílias estão aqui acompanhando o Hackathon e eu tive a alegria de quando eu perguntei pro meu filho o que ele mais gostou, o que era diferente pra ele ter vivido aqui e ele falou: ‘mãe, eu percebi que vocês são amigos!”.
E durante o Hackathon, ainda fomos prestigiados com a visita do presidente da Codel, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Roberto Moreira, o diretor de ciência e tecnologia, Alex Canziani, e o assessor de comunicação, David Jônatas, que souberam do evento e se dispuseram a conhecer melhor a Yazo.
Dados do evento
- + de 65 usuários
- + de 41 mil interações