Informa Markets

Yazo.app

Yazo.leads

Agrishow 2023

Apresentação

A maior feira internacional de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores feiras agrícolas no mundo, a Agrishow, realizou a sua 28ª edição em 2023, reunindo os principais conteúdos e novidades do agronegócio. 

 

Comprometida com a sustentabilidade, a realizadora do evento, Informa Markets Latam, possui diversos reconhecimentos pelo seu trabalho em busca de promover o negócio sustentável, como DJSI World Index, que classifica as empresas listadas em suas realizações nas áreas econômica, social e ambiental relevantes para o desempenho corporativo de longo prazo, e classificações da Driving Sustainable Economies e MSCI ESG, que mede a resiliência de uma empresa a riscos ambientais, sociais e de governança financeiramente relevantes de longo prazo. 

 

Pela Agrishow, busca contribuir para o alcance das metas definidas pela ONU sobre o desenvolvimento sustentável nas frentes “Fome zero e agricultura sustentável”, “Igualdade de gênero”, “Energia acessível e limpa”, “Indústria, inovação e infraestrutura” e “Cidades e comunidades sustentáveis”.

 

Uma das diversas iniciativas no evento foi a digitalização da do evento: junto com a Yazo, startups de aplicativos para eventos, a feira contou com um aplicativo exclusivo que funcionou como um guia de bolso para os participantes, em que era possível acessar toda a programação, expositores, mapa e ainda se conectar com os profissionais presentes, como produtores rurais, engenheiros agrônomos, pecuaristas e veterinários aproveitaram. Com a tecnologia, o material impresso foi perdendo o seu protagonismo, os custos operacionais, materiais e o próprio descarte do material produzido foi reduzido.

 

Números Agrishow 2023

5 dias de evento

  • 530 mil m² de feira
  • 195 mil participantes
  • 800 empresas expositoras
  • R$ 13,29 Bi em negócios gerados

Objetivos

O principal objetivo era priorizar a experiência dos participantes e, desde o pré-evento, a Agrishow se preocupou em ajudar os seus visitantes a realmente se prepararem para aproveitar os 530 mil m² de feira, com dicas nas redes sociais, por exemplo.

Desafios

É fato que, mesmo com muito planejamento e organização, os eventos possuem imprevistos, ainda mais um evento com o porte da Agrishow. Agora, imagina preparar folders com a programação do evento para 195 mil participantes e imprimir mapas dos 530 mil m² de feira, mas uma palestra mudar de local ou por um problema técnico, a apresentação de uma nova tecnologia ter que ser adiada. Todo o conteúdo impresso precisará ser atualizado e uma nova remessa de folders ser providenciada. Além dos custos materiais – e descartes necessários – os custos também são operacionais: seria necessário mão de obra para fazer as alterações, impressões e redistribuição do material.

 

Sem mencionar os cartões de visitas e flyers de divulgação que cada uma das 800 empresas expositoras prepara – além das empresas que visitam a feira em um dos 5 dias de evento, mas que não apresentaria um estande físico. É muito material produzido em um só evento. E como a tecnologia poderia contribuir para solucionar esses desafios? Como reduzir, significativamente, esses materiais e custos? 

 

E, do lado do participante, são vários incômodos de papéis sendo acumulados na sua bolsa que, mais tarde, se tornarão descartáveis. Como melhorar a sua experiência e facilitar para que ele tivesse acesso a todas as informações necessárias para aproveitar a Agrishow 2023 sem precisar se sujeitar a essa situação?

Público Alvo

Administrador de Fazendas e Áreas Rurais, Agricultor / Produtor Rural, Consultor, Corpo Técnico Estudantil, Engenheiro Agrônomo, Executivo da Indústria e do Governo, Pecuarista e Técnico Agrícola

Solução

A gente foi atrás de um aplicativo, porque o nosso principal objetivo era melhorar a experiência do nosso visitante aqui na feira, otimizar o tempo de visita dele aqui no evento. A gente descobriu a Yazo, uma empresa bem completa e que conseguiria nos atender, que já tinha experiência também na parte de eventos” conta a coordenadora de marketing na Informa Markets Brazil, Mayara Libutti. 

 

Desenvolvemos um aplicativo completo e intuitivo, fácil de usar, para que o participante tivesse um guia de bolso dentro do seu próprio celular, o app contava com programação completa, atualizada em tempo real, mapa e tudo o que ele precisaria saber para viver uma experiência marcante na feira, como a compra de ingressos e estacionamento com descontos. Por meio de notificações pushes, os usuários ficavam por dentro de qualquer mudança ou imprevisto que acontecia, a informação chegava até eles em segundos.

 

Em parceria com a Zapt Tech, empresa especializada em geolocalização indoor e totalmente integrada com o outdoor, disponibilizamos dentro do app um mapa interativo, onde as pessoas conseguiam traçar rotas dentro da Agrishow, funcionando como um Waze dentro do espaço do evento, otimizando o seu tempo, primeiro, tentando entender o mapa gigante de papel, mas também o seu tempo andando pelo espaço – além, claro, evitava que a pessoa se perdesse nos 530 mil m² de evento.

 

Era super rápido, super simples e funcionou muito bem aqui na feira. A gente viu que os visitantes ficaram muito felizes. Tanto que a quantidade de downloads diários que só foram aumentando, a gente ficou muito feliz e muito surpreso com esse resultado”, complementa Mayara.

 

O app também funcionou como um cartão de visita virtual: cada usuário conseguia editar o seu perfil e realizar postagens para ganhar visibilidade, adicionar outros usuários e fazer muito networking. Além disso, as empresas patrocinadoras também tinham a possibilidade de ter um estande virtual dentro do app, adicionando meios de contatos, descrições, imagens dos seus produtos e serviços e convidando o público a visitarem o seu espaço na feira. A troca de contatos nunca foi tão fácil e rápida!

Resultados

A Agrishow fez um trabalho reforçado na divulgação do aplicativo para facilitar e otimizar o tempo dele no evento com o seu aproveitamento. A feira diminuiu cerca de ⅔ da produção dos mapas impressos, em comparação a edição de 2022 por conta do aplicativo que contribuiu para digitalizar o evento.

 

Ao final do evento, foram totalizadas mais de 60 mil rotas traçadas no mapa interativo e mais de 250 mil interações dentro do aplicativo. Anna Barros também destacou a diferença que o app trouxe para a Agrishow: “A gente está acostumado a vir para feira agro, pega aquele mapa [impresso], fica aquela confusão mental, mas o mapa interativo é maravilhoso, funciona como um Google, então você escolhe o estande que você quer visitar e ele vai te ensinando o caminho. E sem contar a sustentabilidade.”

 

Guilherme Delvechio, como patrocinador, esteve com o estande físico da OMD do Brasil pela Agrishow e também falou sobre a sua experiência como empresa usando o aplicativo: “Esse aplicativo que veio para facilitar muito a visitação de todos aqueles que estiveram participando do evento. Nós fomos encontrados por muitos clientes que não sabiam onde estava o nosso estande e através da utilização do aplicativo conseguiram nos encontrar”. 

Dados do evento

  • Redução de ⅔ de materiais impressos 
  • + de 60 mil rotas traçadas no mapa interativo
  • + de 250 mil interações com o aplicativo