O jogo das mídias sociais sempre foi um desafio para muita gente, e pode ser um desafio ainda maior na hora de conquistar uma audiência para o seu próximo evento. Por isso é bom ter alguns termos em mente:

Conteúdo

Conteúdo é a base de todo trabalho digital. Gary V, que em seu livro Nocaute compara o conteúdo aos jabs dados nas lutas de boxe diz: Não há venda sem história; não há nocaute sem preparação.

O trabalho com a sua audiência começa muito antes da data do seu evento. A antecipação e a conexão com o seu propósito devem ser construídas assim como os jabs preparam o caminho para o gancho de direita – a sua oferta – por isso, ofereça valor à sua audiência.

Conte histórias, pessoas que tiveram suas vidas transformadas depois que atenderam ao seu evento 2 anos atrás. Seduza a audiência com o propósito do seu evento. Ainda nas palavras de Gary V: “Seja generoso. Seja informativo. Seja engraçado. Seja inspirador. Seja tudo aquilo que valorizamos nos outros seres humanos.

Por último, uma dica de ouro para a produção de conteúdo, vindo do publicitário Leo Burnett para um conteúdo espetacular: Simplifique. Torne memorável. Crie uma aparência convidativa. Faça com que seja divertido de ler.

Tráfego

Neste tópico, adentramos a câmara secreta das mídias sociais: A compra de tráfego. Fique tranquilo que não há nada de ilegal por aqui.

O ponto é que nem toda audiência precisa vir de forma orgânica. De fato, a maioria da sua audiência precisa ser atingida de forma impulsionada. É aqui que entram em cena os gerenciadores de anúncios – do Google e Facebook, principalmente.

A dominação dessas ferramentas e a criação de anúncios que convertem são pontos chaves para o aumento da sua audiência, tanto em número quanto em qualificação. 

Sabendo para quem e quando mandar um anúncio bem posicionado, com criativos encantadores, é o que diferencia uma campanha bem feita de uma feita só para ter. E, como tráfego é a movimentação de um ponto a outro, essa audiência eventualmente deve chegar ao destino que você mais deseja. A Landing Page.

Landing Page

A Landing Page é a página de vendas – mesmo que seu evento seja gratuito. Nela está a sua oferta mais chamativa, o seu depoimento mais vendável, seu palestrante mais famoso. Aqui devemos ter o resumo do seu propósito, a oferta de valor, a validação e, em todo a extensão, os pontos chamados “call to action”: Garanta sua vaga, Participe dessa experiência.

O segredo é saber que, mesmo com a página recheada com gatilhos em uma copy bem feita, criativos que enchem os olhos e depoimentos de dar vontade em qualquer um, nem todos que acessarem a sua LP estarão prontos para a oferta naquele momento. Mas não é por isso que você deixará de acompanhá-lo. Para isso existe o chamado remarketing

Remarketing

Remarketing é a prática de anunciar diretamente para as pessoas que já interagiram com você em algum momento, porém ainda não deram o passo final. Seja alguém que esteja interagindo com seus stories ou alguém que acessou sua landing page sem adquirir o ingresso, todas essas pessoas ainda precisam ser acompanhadas. Aqui entram os famosos pixel do facebook e os cookies. 

Essas pessoas ainda precisam de mais alguma coisa para decidir, nessa hora é necessário avaliar alguns perfis: Os que precisam de mais validação, os que ainda não viram o valor e os que vão protelar até o último momento. Por isso, conteúdo exclusivo, uma olhadinha nos bastidores e a oferta com escassez são ótimas práticas nessa hora.

Infelizmente nada é uma receita de bolo, e tudo deve ser analisado e reavaliado a cada etapa. Porém uma base sólida no jogo social pode te garantir resultados bons e, melhor ainda, previsíveis. Estude as ferramentas e o seu público, e coloque em prática essas dicas para aumentar e qualificar a sua audiência.